FÊNOMENOS SEMÂNTICOS INFERENCIAIS:

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA.

Autores/as

  • Lucas Kevin Silva de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Márcia Adriana Dias Kraemer

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Práticas Docentes, Curso de Letras, Fenômenos Semânticos de Significação, Inferências

Resumen

Este relato de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica formal, em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos a implicações ou a inferências; à hiponímia e ao acarretamento; além da pressuposição, a partir de uma reflexão com abordagem referencial. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância do estudo, uma vez que a reflexão e a apropriação dos conhecimentos sobre os tópicos focalizados pelos acadêmicos, de maneira individual e coletiva, bem como para o Curso de Letras da Instituição, fazem-se necessárias ao aprimoramento linguístico do professor de língua, materna e estrangeira, em formação. A categorização investigativa consolida-se como teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamentam-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. A partir deste estudo, é possível depreender novas possibilidades de investigação e apreensão dos conceitos linguísticos abordados, de modo que se privilegie a reflexão em torno desses fenômenos de significação, a fim de correlacioná-los a situações de diferentes contextos de práticas sociais, em especial no que se refere ao âmbito de ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

14-10-2024

Número

Sección

Linguagens, Docência e Formação de Professores