A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA:

UM OLHAR SOBRE “ESCRITAS PÓS-PANDEMIA: MEMÓRIAS NARRADAS EM CARTAS”

Autores/as

  • Luiz Eduardo Paulino da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Maelen Cristina Azevedo dos Santos Alzate Universidade Federal do Amapá
  • Hortência da Silva Picciani Fundação Getúlio Vargas

Palabras clave:

Acadêmicos, Memórias, Saberes

Resumen

Neste estudo, objetiva-se analisar as narrativas dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional, localizado no município de Oiapoque, sob a perspectiva da Educação e do Direito. Especificamente, foram examinadas as cartas escritas pelos alunos do 1º semestre com o propósito de serem lidas no futuro. Essa experiência surgiu a partir de sugestão do professor na disciplina de História da Educação, que incentivou os estudantes a relatarem suas vivências presentes e passadas para que pudessem provocar reflexões para  gerações futuras. Ao analisarmos a coleção de cartas, enquanto mestranda em Educação e concluinte de Direito, pudemos constatar o quão positivo foi o estímulo do docente para que os alunos resgatassem suas memórias. Esses estudantes iniciantes na universidade traziam consigo uma bagagem cultural rica em crenças, costumes e ideias, demonstrando a importância de registrar apontamentos para o futuro. As narrativas elaboradas pelos acadêmicos abordaram um período posterior à pandemia, evidenciando o quanto o professor pôde auxiliar no resgate histórico e na reflexão das trajetórias individuais dos discentes, destacando seus desejos e aspirações.

Biografía del autor/a

  • Maelen Cristina Azevedo dos Santos Alzate, Universidade Federal do Amapá

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá. 

  • Hortência da Silva Picciani, Fundação Getúlio Vargas

    Especialista em Auditoria e Controladoria. Fundação Getúlio Vargas.

Publicado

14-10-2024

Número

Sección

Formação Social, Educação e Direitos Humanos