SEMINÁRIO DE ENSINO PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA E AS RODAS DE CONVERSA FORMATIVAS:
GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE
Keywords:
SEPEC, Rodas de conversa, Gestão EscolarAbstract
Este relato de experiência propõe explorar o campo da gestão escolar, destacando e problematizando os desafios que os gestores encontram nas instituições de ensino. Considera, as tendências emergentes no contexto educacional; as questões relacionadas aos conflitos; a inclusão e exclusão; o planejamento em equipe; a orientação e o direcionamento pedagógico dentro de CMEIS, escolas, colégios e universidades, sem perder de vista que: para a gestão democrática acontecer de forma efetiva é preciso que haja a participação coletiva de todos os envolvidos no processo educacional. Inicialmente foi conduzida uma revisão bibliográfica em sites e artigos da web para serem utilizados como base da discussão para a roda de conversa, além de uma pesquisa de campo para compreender as dúvidas e questionamentos dos acadêmicos em relação ao tema proposto. Também foi realizada entrevista com o diretor e uma das seis coordenadoras pedagógicas de maneira que, no primeiro momento, os entrevistados foram convidados a relatar a sua formação acadêmica e em que área atuam e, a partir de então, compartilharam suas experiências a fim de corroborar com informações mais aprofundadas sobre as práticas de gestão escolar. Além disso, foi realizada roda de conversa, no Campus da UFFS, no qual os entrevistados responderam questionamentos que poderiam ser comparados com a análise dos dados encontrados nas pesquisas teóricas. A pesquisa foi conduzida de acordo com os princípios éticos estabelecidos e respeitou a privacidade dos participantes. Todos os envolvidos na pesquisa deram seu consentimento para a divulgação dos dados. Conclui-se que a gestão escolar desempenha papel primordial em relação à qualidade do processo educacional que está em constante transformação e deve ser vista como um processo contínuo.