ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM FOCO
O que o lúdico pode proporcionar
Resumo
A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos nos mais diferentes contextos sociais. O presente relato de experiência objetiva apresentar o desenvolvimento de uma das atividades realizadas na escola campo do primeiro recorte do PIBID no Curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR. A metodologia de trabalho contou com reuniões, leituras e estudo de textos em conjunto com o CCR/SEPEC; o CCR de Alfabetização e Letramento e outros, assim como, atividades de apoio à aprendizagem na escola parceira do PIBID e uma série de Rodas de Conversa Formativas que aconteceram no Campus da UFFS. As Rodas de Conversa são estratégias de ensino e aprendizagem que enriquecem a formação inicial, promovendo a interação entre os estudantes e outros participantes, incentivando o diálogo, a organização pedagógica e o protagonismo dos estudantes inseridos no curso. As mesmas são realizadas em colaboração com o CCR do SEPEC. Conclui-se que cabe ao professor conhecer os processos para o ensino da leitura e da escrita infantil, assim como compreender que nem sempre as crianças avançam juntas ou ao mesmo tempo umas com as outras, pois apresentam diferenças no ritmo da aprendizagem e também trazem vivências diferentes que devem ser respeitadas.