FENÔMENOS PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA 9ª FASE DO CURSO DE LETRAS DA UFFS – CAMPUS REALEZA.

  • Thais Mendes da Purificação Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Flayra de Oliveira
  • Marcia Adriana Dias Kraemer
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Práticas Docentes, Curso de Letras, Fenômenos da Linguagem, Atos de fala

Resumo

Este relatório de experiência tem como tema os estudos linguísticos acerca da significação, sob a perspectiva teórica pragmática, em contexto acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol -, 9ª Fase, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza. A delimitação temática trata sobre os fenômenos relativos aos atos de fala e implicaturas conversacionais - teoria dos atos de fala: sentenças não-declarativas, os atos de fala, condições de felicidade. O objetivo é analisar as teorias linguísticas acerca desses aspectos da linguagem, a fim de aprimorar o reconhecimento e a reflexão sobre processos semânticos e pragmáticos de produção de sentidos. Justifica-se a importância deste estudo, uma vez que a constituição do significado enunciativo acontece por meio dos estudos semânticos somados aos estudos pragmáticos, evidenciando-se a necessidade de que os futuros docentes conheçam as teorias pragmáticas que serão explicitadas, por meio deste relato de experiência. Ademais, ressalta-se a importância de que a análise de sentenças isoladas e a atribuição de sentido semântico a elas são insuficientes para o processo de construção de significado em situações conversacionais reais. É uma investigação teórico-prática, com abordagem analítica qualitativa e fins explicativos. A geração de dados acontece por documentação indireta, bibliograficamente, e a análise e a interpretação das informações fundamenta-se no método dialético, com procedimentos de ordem histórica e comparativa para a compreensão dos pontos linguísticos evidenciados. A experiência proporciona aos discentes o aprofundamento do conhecimento acerca da abordagem pragmática, a qual estuda as condições que governam a linguagem em uso e suas diferentes possibilidades linguísticas e extralinguísticas que são coadjuvantes para a produção de sentido em determinadas situações comunicativas.

Publicado
14-10-2024
Seção
Linguagens, Docência e Formação de Professores