APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Silvia Carla Conceição Massagli UFFS_RE
  • Gabrielle Klein Silva
  • Isadora Klein da Silva
  • Rafael Faller Deola
Palavras-chave: Educação socioemocional, Crianças, Atividades Lúdicas

Resumo

O presente relato tem a finalidade de apresentar a experiência do projeto de educação socioemocional para crianças de duas instituições de ensino em educação em tempo integral da rede pública do município de Rio Bonito do Iguaçu - Paraná, que vem sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde - LATICS da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras - UFCG/CFP e Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campi Laranjeiras do Sul e Realeza. Serão apresentadas as experiências das atividades lúdicas realizadas até o presente momento e o impacto destas ações no desenvolvimento da educação socioemocional das crianças. Compreende-se que este projeto é fundamental para o desenvolvimento das crianças, visto que, por meio destas ações, as crianças entram em contato com as próprias emoções, refletindo nas relações com os outros. Além disso, observa-se que as crianças estão conseguindo executar e aprender habilidades socioemocionais  e principalmente aos poucos vêm colocando na prática estes conhecimentos.

Publicado
14-10-2024
Seção
Formação Social, Educação e Direitos Humanos