APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA DE PIAGET E O PROGRAMA EDUCA JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS
Resumo
Este estudo é qualitativo e envolveu uma análise interpretativa dos Cadernos de Atividades do Professor para o Componente Curricular de Matemática do segundo ano do Ensino Fundamental, do Programa Educa Juntos, tendo como embasamento teórico a Epistemologia Genética, buscando responder a seguinte pergunta: Quais conceitos, necessários à construção do conceito de número, se fazem presentes nas atividades propostas no material Educa Juntos – Cadernos de Apoio Pedagógicos do Professor? Foram analisadas todas as atividades dos quatro Cadernos de Apoio Pedagógicos do referido Programa, visando identificar as que abordaram os seguintes conceitos relacionados à construção do conceito de número: classificação, correspondência, seriação, ordenação, conservação, quantificação e inclusão de classe. Esses conceitos foram identificados cento e cinquenta e quatro vezes nos quatro cadernos analisados. O conceito mais identificado nas referidas atividades foi o de quantificação, sendo que os demais apareceram em menor quantidade.