INSTACURSO DE LÍNGUA ESPANHOLA
NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS POR MEIO DO INSTAGRAM
Resumo
A necessidade do ensino remoto, ocasionada pela pandemia do SARS-COV-2, aumentou a preocupação dos professores sobre como manter o interesse e a interação dos alunos durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas no aprendizado de línguas. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência com a utilização da rede social Instagram como ferramenta de aprendizagem nos cursos básicos de língua espanhola do Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), Campus Realeza- PR, no primeiro semestre de 2020, por meio da conta @celuffsrealeza, criada para o projeto. Considerando o Instagram não somente como um meio de entretenimento, mas também como um espaço de interação social (Ramos; Martins, 2018, p. 118), foram utilizados recursos presentes nessa plataforma, como, por exemplo, a realização de Lives, que possibilitam, de uma maneira acessível, a realização de uma aula on-line. Pelo fato de essa rede social ser mais focada em imagens, também se fez necessário a adaptação dos conteúdos para que se tornassem mais atrativos visualmente, de forma a captar e manter a atenção dos alunos. A utilização da plataforma obteve resultados positivos, visto que os alunos alcançaram o nível de espanhol desejado, e apresentaram interesse pelos conteúdos durante todo o processo. Neste sentido, o Instagram mostrou-se uma ferramenta viável, pois tornou o aprendizado mais interativo e dinâmico e serviu como excelente ferramenta no auxílio do ensino de língua espanhola.