A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Hillary Keity De Gois Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0009-0008-5968-428X
  • Amanda Dezan Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Ana Carolina Teixeira Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Materiais autênticos, Língua espanhola, Ensino de língua estrangeira

Resumo

O presente relato tem por objetivo abordar a experiência de produzir materiais didáticos em aulas de espanhol como língua estrangeira para cursos de espanhol Intermediário e Conversação do Centro de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (Celuffs), campus de Realeza - PR no ano de 2023, enquanto acadêmicas do curso de graduação em Letras - português e espanhol. Buscamos, aqui, evidenciar nossa experiência sobre a produção de materiais didáticos para auxiliar no ensino de língua espanhola durante os cursos supracitados e como isso agregou na nossa formação e na dinamização da metodologia. Ademais, faremos uma reflexão sobre essa prática no ensino e como a criação de materiais autênticos pelo professor pode fornecer uma gama de elementos que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem na língua. Para isso, trazemos exemplos de materiais criados para as turmas acima mencionadas e propomos uma reflexão sobre como essas produções, se utilizadas, auxiliam de forma significativa no ensino e aprendizagem de língua espanhola. A partir dessa prática, foi perceptível a melhora da performance na aprendizagem de língua espanhola pelos alunos. Assim, consideramos de grande importância esse procedimento, pois, conforme relatamos, nos auxiliou de maneira proveitosa nas práticas de ensino, além de fomentar a participação dos alunos e dinamizar os conteúdos propostos. Dessa forma, ressaltamos a importância de produzir materiais didáticos autênticos que auxiliem o professor de língua e que, além disso, possa induzir seus alunos a ter uma aprendizagem significativa a partir dessas ferramentas.

Publicado
14-10-2024
Seção
Linguagens, Docência e Formação de Professores