A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO EM PSICOMOTRICIDADE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo mostrar a importância da inserção de um profissional especializado em psicomotricidade nas escolas de educação infantil da rede pública de ensino. A psicomotricidade será abordada como uma estratégia de intervenção, para auxiliar nos atrasos de desenvolvimento da criança moderna, na prevenção de dificuldades futuras e o profissional habilitado para estar exercendo a função de aplicar atividades para apoiar os professores no percurso da aplicação dos 5 eixos de experiência esperado na educação infantil.
O relato dessa experiência, teve como investigação, uma análise qualitativa. Onde inicialmente foi realizado um projeto piloto, de atividades de psicomotricidade por uma educadora física com especialização em psicomotricidade, em um CMEI na cidade de Capanema no interior do Paraná. Durante um ano de aplicação, os resultados obtidos foram de grande importância para a educação Brasileira, pois, 13,5% dos professores mencionaram que nunca tinham ouvido falar em psicomotricidade funcional, 54,1% dos professores sabiam que a psicomotricidade funcional era um campo a ser explorado, mas que não sabiam como aplicar na pratica e 29,7% teve alguma formação inicial.
Concluímos então que a pedagogia é uma ciência que não estuda diretamente o corpo e o movimento e desse modo, os professores desse CMEI, apresentaram insegurança em realizar atividades motoras, por isso, não utilizando atividades psicomotoras em suas aulas, assim, concluo dizendo a não importância, mas a urgência da inserção de um profissional especializado em psicomotricidade em todas os CMEIS, para auxiliar as práticas motoras da rede pública de ensino.