JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

UMA EXPERIÊNCIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Geovane Felipe Padilha Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriano Antonio Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Shirani Kaori Haraguchi Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de Química, Atividades lúdicas, Formação docente

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a aplicação de dois jogos didáticos, um digital e um físico, desenvolvidos por licenciandos durante o momento da Prática como Componente Curricular, para trabalhar conteúdos de cinética química. A metodologia é qualitativa e descritiva, e o objetivo foi proporcionar aos professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Química um espaço para entrarem em contato com atividades lúdicas, visando enriquecer suas práticas pedagógicas e suas identidades docentes. Os dados obtidos por meio de um questionário aplicado aos estudantes mostraram que ambos os jogos foram eficazes na mobilização da aprendizagem dos conteúdos e que a atividade foi muito relevante para a formação destes enquanto futuros docentes. Os discentes indicaram que pretendem utilizar a metodologia em seu trabalho futuro, reconhecendo seu valor pedagógico, mas manifestaram também a necessidade de maiores conhecimentos para se sentirem preparados para usar jogos didáticos de maneira adequada em sala de aula.

Publicado
14-10-2024
Seção
Metodologias de Ensino Aprendizagem e Tecnologias da Educação