DARCY RIBEIRO

UMA ANÁLISE DE SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

  • Thiago Fernandes dos Santos Pereira
Palavras-chave: Darcy Ribeiro, História da Educação, CIEP

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa que revisita as contribuições e o legado de Darcy
Ribeiro (1922-1997) a respeito da educação brasileira, tendo como foco a exposição de sua
concepção de educação. A metodologia desta pesquisa, qualificada como teórica, compõese de pesquisa bibliográfica, com utilização de fontes diretas – livros e discursos de Darcy  Ribeiro – e fontes indiretas, por meio das pesquisas acadêmicas sobre Darcy Ribeiro.
Apresenta-se inicialmente uma breve contextualização de sua atuação pública. Em seguida,
apresenta-se a crítica do autor em relação à forma pela qual se deu a expansão da escola
pública brasileira, sobretudo a partir da década de 1980. Contextualiza-se como o autor
compreende o lugar da educação na sociedade contemporânea, o qual deveria oferecer
possibilidade incorporar a todos - sobretudo aqueles situados nas camadas populares – no
universo da cultura letrada e socialmente valorizada, funcionando como elemento
mitigador das desigualdades socioeconômicas e fomentador de mobilidade social.
Finalmente, apresenta-se seu principal projeto político e educacional, os CIEPs, na medida
em tal projeto, na hipótese dessa análise, contribuem para elucidar a concepção de
educação de Darcy Ribeiro, uma vez que a maioria das proposições deste projeto dialogam
e são respostas aos entraves da educação pública diagnosticada pelas análises de Darcy
Ribeiro. As conclusões deste trabalho apontam no sentido de que Darcy Ribeiro, por meio
do CIEP, apostou na educação como elemento atenuador de desigualdades presentes na
sociedade capitalista.

Publicado
14-10-2024
Seção
Pensadores, Teorias e Epistemologias da Educação