O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DA PLATAFORMA REDAÇÃO PARANÁ
Resumo
O artigo discorre sobre o uso da Plataforma Redação Paraná na disciplina de Língua Portuguesa em contexto pandêmico. O objetivo é analisar o papel do/da professor/professora diante de ações pedagógicas que fazem uso da Plataforma, ao trabalhar produção textual com uma turma do ensino fundamental II (7º ano). O corpus do presente estudo foi analisado à luz da Teoria Dialógica do Discurso, trabalhando assim, a linguagem como forma de interação social, a Prática de Análise Linguística como meio de reflexão acerca das escolhas lexicais e produções de sentido nos enunciados e a reescrita, tendo como ponto de partida os equívocos encontrados na correção dos textos. O trabalho é de natureza qualitativa - de cunho interpretativista, investigando as complexidades dos processos de ensino e aprendizagem em uma pesquisa-ação. Diante de ações pedagógicas que fazem uso de plataformas, reitera-se a importância do papel do/da professor/professora na condução das atividades, uma vez que, as aulas de Língua Portuguesa vão além da mera identificação de “erros”. A aprendizagem precisa ocorrer de modo significativo, efetivo e contextualizado.