A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA:

UM OLHAR SOBRE “ESCRITAS PÓS-PANDEMIA: MEMÓRIAS NARRADAS EM CARTAS”

  • Luiz Eduardo Paulino da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Maelen Cristina Azevedo dos Santos Alzate Universidade Federal do Amapá
  • Hortência da Silva Picciani Fundação Getúlio Vargas
Palavras-chave: Acadêmicos, Memórias, Saberes

Resumo

Neste estudo, objetiva-se analisar as narrativas dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional, localizado no município de Oiapoque, sob a perspectiva da Educação e do Direito. Especificamente, foram examinadas as cartas escritas pelos alunos do 1º semestre com o propósito de serem lidas no futuro. Essa experiência surgiu a partir de sugestão do professor na disciplina de História da Educação, que incentivou os estudantes a relatarem suas vivências presentes e passadas para que pudessem provocar reflexões para  gerações futuras. Ao analisarmos a coleção de cartas, enquanto mestranda em Educação e concluinte de Direito, pudemos constatar o quão positivo foi o estímulo do docente para que os alunos resgatassem suas memórias. Esses estudantes iniciantes na universidade traziam consigo uma bagagem cultural rica em crenças, costumes e ideias, demonstrando a importância de registrar apontamentos para o futuro. As narrativas elaboradas pelos acadêmicos abordaram um período posterior à pandemia, evidenciando o quanto o professor pôde auxiliar no resgate histórico e na reflexão das trajetórias individuais dos discentes, destacando seus desejos e aspirações.

Biografia do Autor

Maelen Cristina Azevedo dos Santos Alzate, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá. 

Hortência da Silva Picciani, Fundação Getúlio Vargas

Especialista em Auditoria e Controladoria. Fundação Getúlio Vargas.

Publicado
14-10-2024
Seção
Formação Social, Educação e Direitos Humanos