A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA:
UM OLHAR SOBRE “ESCRITAS PÓS-PANDEMIA: MEMÓRIAS NARRADAS EM CARTAS”
Resumo
Neste estudo, objetiva-se analisar as narrativas dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, campus Binacional, localizado no município de Oiapoque, sob a perspectiva da Educação e do Direito. Especificamente, foram examinadas as cartas escritas pelos alunos do 1º semestre com o propósito de serem lidas no futuro. Essa experiência surgiu a partir de sugestão do professor na disciplina de História da Educação, que incentivou os estudantes a relatarem suas vivências presentes e passadas para que pudessem provocar reflexões para gerações futuras. Ao analisarmos a coleção de cartas, enquanto mestranda em Educação e concluinte de Direito, pudemos constatar o quão positivo foi o estímulo do docente para que os alunos resgatassem suas memórias. Esses estudantes iniciantes na universidade traziam consigo uma bagagem cultural rica em crenças, costumes e ideias, demonstrando a importância de registrar apontamentos para o futuro. As narrativas elaboradas pelos acadêmicos abordaram um período posterior à pandemia, evidenciando o quanto o professor pôde auxiliar no resgate histórico e na reflexão das trajetórias individuais dos discentes, destacando seus desejos e aspirações.