INTEGRANDO METODOLOGIAS DE ENSINO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Erony Simões da Silva UNIOESTE
  • Luciana Del Castanhel Peron da Silva UNIOESTE / FOZ DO IGUAÇU
Palavras-chave: Metodologias de Ensino, Tecnologias Educacionais, Aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência descreve a prática da primeira autora como professora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no esforço de implementar metodologias de ensino que envolvem variadas maneiras de conduzir as aulas e o uso das tecnologias educacionais. O objetivo é apresentar práticas docente utilizando metodologias ativas e recursos educacionais digitais, no intuito de potencializar os processos de ensino e aprendizagem. No ano de 2023 foram implementadas metodologias como, gamificação e sala de aula invertida no 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em uma escola que recebe no seu período matutino alunos que residem na cidade de Ramilândia e no vespertino alunos que residem na zona rural deste município. As anotações quando ao desempenho dos alunos envolvidos foram realizadas no formato de diário de bordo pela pesquisadora. Os resultados mostraram um impacto satisfatório dessas metodologias na motivação e no desempenho dos alunos. A abordagem lúdica possibilitou o interesse, a dedicação e a participação efetiva dos alunos durante as atividades, evidenciando que práticas inovadoras, aliadas à tecnologia, podem contribuir no desempenho educacional e promover melhores resultados nesta faixa etária escolar.

Publicado
14-10-2024
Seção
Metodologias de Ensino Aprendizagem e Tecnologias da Educação