AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NO FUNDAMENTAL II

  • Letícia Maria Scherer Dallabrida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jocemar Pimentel Vargas
  • Lourdes Aparecida Della Justina
Palavras-chave: Conhecimentos prévios, Prática avaliativa, Estágio supervisionado

Resumo

A avaliação diagnóstica é compreendida como uma estratégia desenvolvida antes de um conteúdo com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios e detectar possíveis dúvidas dos alunos. O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de 8º ano de um colégio estadual do munícipio de Cascavel – PR, onde a avaliação diagnóstica foi desenvolvida a fim de compreender sua potencialidade e aplicabilidade para o conteúdo “Movimentos da Terra”, previsto pelo Currículo da Rede Estadual Paranaense. Ela foi realizada por intermédio de uma atividade contendo seis questões onde os alunos expressaram seus conhecimentos sobre o tema por meio de desenhos, visto a potencialidade de sua utilização para a expressão de pensamentos. Após a atividade, discutimos em grupo sobre as respostas/desenhos. Durante a discussão, surgiram várias dúvidas sobre astronomia, de maneira que conseguimos ter ciência dos conceitos prévios dos alunos. Desse modo, pudemos rever nosso planejamento inicial e adequá-lo às dificuldades da turma, enfatizando alguns conteúdos e adicionando curiosidades que surgiram durante a discussão.

Publicado
14-10-2024
Seção
Metodologias de Ensino Aprendizagem e Tecnologias da Educação