MODELOS DE ESCRITA NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO

  • Pamela Tais Clein Capelin
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes
Palavras-chave: Práticas de letramento. Modelos de Escrita. Formação inicial de professores.

Resumo

Nesse estudo propomos refletir sobre os modelos de escrita: o modelo de estudo de habilidades, o modelo de socialização acadêmica e o modelo de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998) no processo de letramento acadêmico. Objetivamos compreender que modelo(s) de escrita subjaz(em) ao PPP e aos Planos de Ensino do ano de 2019, da área de Língua Portuguesa (LP) do Curso de Letras de uma Universidade Estadual do Paraná/BR. Justificamos o estudo, uma vez que é pertinente investigar sobre os modelos de escrita propostos para o letramento acadêmico, na formação inicial do futuro professor de línguas, para o trabalho com as práticas de escrita na Rede Básica de Ensino. A metodologia que norteia a pesquisa é de natureza teórica, fundamentada nos Novos Estudos do Letramento (NEL), inserindo tais reflexões no campo da Linguística Aplicada (LA). Com relação ao tipo de pesquisa, direcionamos este estudo no viés qualitativo interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), com fins explicativos. A investigação realiza-se por meio de documentação indireta: pesquisa bibliográfica (literatura técnica que envolve os aspectos teóricos sobre os NEL) e documental: PPP do curso de Letras (UNIOESTE, 2015) e os Planos de Ensino das disciplinas da área de LP. Como resultados, buscamos compreender acerca do desenvolvimento dos letramentos na esfera acadêmica, uma vez que além de produzir textos acadêmico-científicos, as práticas de escrita na universidade precisam favorecer a formação de docentes aptos para o trabalho com as produções escritas na esfera escolar, na perspectiva dos letramentos.

Publicado
19-06-2023