PROFESSORAS DE GERAÇÕES DISTINTAS (1938-1985), FRENTE ÀS REPRESENTAÇÕES IMPOSTAS SOBRE MULHERES NA DOCÊNCIA
UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Palavras-chave:
História da Educação. Mulheres na docência. Relatos orais.Resumo
A problematização motivadora deste relato envolve a conjuntura política inicial da pesquisa de Souza (2021), intitulada “Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente às representações impostas sobre mulheres na docência: uma análise histórica”, conjuntura em que nas escolas brasileiras, os estudos das relações de gêneros eram ameaçados, ferindo, assim, a Constituição Federal Brasileira vigente (CF/1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/ nº 9.394 de 1996) e os Direitos Humanos das mulheres. O objetivo geral deste relato de pesquisa de Souza (2021) delineia-se em análise dos relatos orais de professoras de gerações distintas (1938-1985), acerca de como essas professoras reagiam frente às representações impostas socialmente sobre mulheres na docência. Sendo assim, a partir da perspectiva das microhistórias cotidianas presentes na Nova História Cultural (BURKE, 2005) e do lugar de fala da pesquisadora (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), aliada com a metodologia da História Oral (FREITAS, 2006; MEIHY, 2002; THOMPSON, 1992), as representações culturais de mulheres professoras (1938-1985) foram analisadas mediante uma abordagem histórica. Dentre os resultados obtidos destaca-se que, a partir das memórias, dos relatos orais das mulheres docentes de gerações distintas, foi possível a compreensão das vivências culturais dessas professoras como mulheres latinas americanas, brasileiras, professoras, interseccionalizadas em classe social e geracional, com o ponto de encontro na branquitude e classe laboral docente. Tal resultado foi ao encontro da pesquisadora a partir do seu lugar de fala (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), possibilitando a compreensão da interseccionalidade presente nas relações de gêneros.