PROFESSORAS DE GERAÇÕES DISTINTAS (1938-1985), FRENTE ÀS REPRESENTAÇÕES IMPOSTAS SOBRE MULHERES NA DOCÊNCIA

UMA ANÁLISE HISTÓRICA

  • Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp/Campus de Marília-SP
  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp/Campus de Marília-SP
Palavras-chave: História da Educação. Mulheres na docência. Relatos orais.

Resumo

A problematização motivadora deste relato envolve a conjuntura política inicial da pesquisa de Souza (2021), intitulada “Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente às representações impostas sobre mulheres na docência: uma análise histórica”, conjuntura em que nas escolas brasileiras, os estudos das relações de gêneros eram ameaçados, ferindo, assim, a Constituição Federal Brasileira vigente (CF/1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/ nº 9.394 de 1996) e os Direitos Humanos das mulheres. O objetivo geral deste relato de pesquisa de Souza (2021) delineia-se em análise dos relatos orais de professoras de gerações distintas (1938-1985), acerca de como essas professoras reagiam frente às representações impostas socialmente sobre mulheres na docência. Sendo assim, a partir da perspectiva das microhistórias cotidianas presentes na Nova História Cultural (BURKE, 2005) e do lugar de fala da pesquisadora (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), aliada com a metodologia da História Oral (FREITAS, 2006; MEIHY, 2002; THOMPSON, 1992), as representações culturais de mulheres professoras (1938-1985) foram analisadas mediante uma abordagem histórica. Dentre os resultados obtidos destaca-se que, a partir das memórias, dos relatos orais das mulheres docentes de gerações distintas, foi possível a compreensão das vivências culturais dessas professoras como mulheres latinas americanas, brasileiras, professoras, interseccionalizadas em classe social e geracional, com o ponto de encontro na branquitude e classe laboral docente. Tal resultado foi ao encontro da pesquisadora a partir do seu lugar de fala (DE CERTEAU, 1995; RIBEIRO, 2019), possibilitando a compreensão da interseccionalidade presente nas relações de gêneros.

Biografia do Autor

Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp/Campus de Marília-SP

Mestra em Educação pelo no programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília - SP (2021), onde também é graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia. É Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM, 2017). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil-História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil (Saberes, práticas e culturas escolares e acadêmicas), do NUDISE - Núcleo de gênero e diversidade sexual na Educação, e, LIEG - Laboratório Interdisciplinar de Cultura e Gênero, todos na Unesp/campus de Marília. Lattes:<http://lattes.cnpq.br/6304386549072537>Orcid:<https://orcid.org/0000-0002-2668-5891> E-mail: ana.bonini@unesp.br

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp/Campus de Marília-SP

Pós-Doutorado (2010) – Fundação Carlos Chagas-SP, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Câmpus de Marília-SP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – UNESP – FFC/Câmpus de Marília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil” – FFC-UNESP/Marília-SP e pesquisadora do “GP FORME – Formação do Educador” – FFC-UNESP/Marília-SP Lattes: <http://lattes.cnpq.br/8973177509376264>. Orcid: <https://orcid.org/ 0000-0002-7383-4810>. E-mail: r.castro@unesp.br

Publicado
19-06-2023