INTERDISCIPLINARIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

AVANÇOS OU RETROCESSOS?

  • Andrea Geraldi Sasso Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campo Mourão)
  • Fabiane Freire França Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) https://orcid.org/0000-0001-9781-9773
  • Sandra Garcia Neves Coordenadora do Curso de Pedagogia - UNESPAR/Campo Mourão
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação de Professoras/es. Educação Básica.

Resumo

O objetivo do estudo é destacar a interdisciplinaridade no processo de formação inicial e continuada docente, apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 2/2015 (BRASIL, 2015) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 1/2020 (BRASIL, 2020). Para isso, questionamos: como a interdisciplinaridade é considerada nas diretrizes para formação inicial e continuada docente? Houve avanços? Na busca de responder tal problemática pautamos o estudo, que possui base qualitativa, no levantamento bibliográfico de especialistas na área da Interdisciplinaridade e na pesquisa documental, utilizamos como aporte teórico os estudos da área da Educação e das Políticas Públicas. Como resultados, destacamos: a) o descompasso entre as políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada docente, b) o retrocesso das discussões sobre interdisciplinaridade nas diretrizes, temática esta em expansão no país e presente nas discussões científicas e em práticas de ensino, c) o caráter inovador e integrador do trabalho docente da Educação Básica na perspectiva interdisciplinar para a construção do conhecimento, na formação humana e para a transformação social, entre outros.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR)

Doutora em Educação, Professora adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD - UNESPAR) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM), Maringá – Brasil, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/CNPq). 

Sandra Garcia Neves, Coordenadora do Curso de Pedagogia - UNESPAR/Campo Mourão

Doutora pelo Programa de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduanda em Psicologia Unicampo, coordenadora do Curso de Pedagogia da UNESPAR/Campo Mourão

Publicado
19-06-2023