INTERDISCIPLINARIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
AVANÇOS OU RETROCESSOS?
Resumo
O objetivo do estudo é destacar a interdisciplinaridade no processo de formação inicial e continuada docente, apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 2/2015 (BRASIL, 2015) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução CNE/CP nº 1/2020 (BRASIL, 2020). Para isso, questionamos: como a interdisciplinaridade é considerada nas diretrizes para formação inicial e continuada docente? Houve avanços? Na busca de responder tal problemática pautamos o estudo, que possui base qualitativa, no levantamento bibliográfico de especialistas na área da Interdisciplinaridade e na pesquisa documental, utilizamos como aporte teórico os estudos da área da Educação e das Políticas Públicas. Como resultados, destacamos: a) o descompasso entre as políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada docente, b) o retrocesso das discussões sobre interdisciplinaridade nas diretrizes, temática esta em expansão no país e presente nas discussões científicas e em práticas de ensino, c) o caráter inovador e integrador do trabalho docente da Educação Básica na perspectiva interdisciplinar para a construção do conhecimento, na formação humana e para a transformação social, entre outros.