REFLEXÕES DOCENTES SOBRE OS MULTILETRAMENTOS

FERRAMENTAS E GÊNEROS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DA LINGUAGEM

  • Gabriel Fischer Lottermann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Pamela Tais Clein Capelin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcia Adriana Dias Kraemer
Palavras-chave: Formação Inicial e Continuada de Professores. Multiletramentos. Gênero Podcast.

Resumo

Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência referente ao Estágio de Docência na Graduação, desenvolvido no Componente Curricular de Estudos da Língua Portuguesa I: Fonética e Fonologia do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul por alunos egressos da instituição e atualmente pós-graduandos. Em vista disso, a pergunta problematizadora questiona em que medida o estudo de gêneros digitais como o podcast e a utilização de ferramentas digitais como o Anchor contribui à formação e à reflexão de professores de Língua Portuguesa quanto aos multiletramentos inerentes à hipermodernidade. A natureza da pesquisa é de caráter teórico-prático, com abordagem qualitativa e fins explicativos, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. A geração de dados bibliográficos ancora-se em estudos dialógicos e dialéticos da linguagem, bem como dos multiletramentos; e as informações empíricas advém da observação das aulas do CCR, com foco no estudo e na produção dos podcasts. O método de análise e de interpretação dos dados é dialético, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo. Justifica-se a pesquisa por suscitar a reflexão acerca de propostas formativas a partir das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDICs, na formação inicial de professores, alinhadas às práticas sociais de uso da linguagem. Como resultados, compreende-se que o processo evidenciado caracteriza-se como um importante momento de reflexão docente quanto ao uso das TIDCs aplicadas à educação e ao estudo dos gêneros discursivos digitais.

Publicado
19-06-2023