O GÊNERO FANFIC E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

  • Fernanda Strozack universidade federal da fronteira sul
  • Clair de Fatima Candido de Ramos
  • Jeisy Keli Schirmann
Palavras-chave: Gênero textual. Literatura Brasileira. Fanfic.

Resumo

Cada vez mais vemos os meios digitais adentrarem o ambiente escolar e o meio literário, permitindo que novas maneiras de abordar antigos assuntos sejam traçadas. Nesse caminho, o presente trabalho busca aliar o uso das ferramentas virtuais e dos novos gêneros textuais para estudar a literatura, utilizando-se do gênero fanfic para abordar o ensino dos cânones da literatura brasileira. Para tanto, utilizou-se da perspectiva de gênero de Marcuschi (2008), a ideia de multiletramentos de Rojo (2013) e a definição do gênero fanfic de Black  (2006) para fundamentar essa pesquisa. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e interventiva, este trabalho apresenta uma proposta didática pautada na leitura e compreensão da obra “Grande Sertão Veredas” de João Guimarães Rosa, a fim de propor uma releitura com a criação de fanfics - histórias escritas e criadas pelos fãs de forma virtual, permitindo que se faça além de uma análise da narrativa, se crie uma nova versão da história. Para fins de resultados, percebemos que as possibilidades de criação com o gênero fanfic são inúmeras e, criam todo um complexo de um novo mundo de emaranhados narrativos, onde seus autores montam e remontam as histórias de acordo com suas vontades. Logo, é esta “liberdade guiada” que o professor pode se utilizar em sala de aula, ao conciliar temas que por vezes apresentam uma abordagem mais exigente ao gênero fanfic, a qual está ligado ao cotidiano dos alunos e a algo prazeroso. Podemos concluir ainda, que esta seja uma oportunidade de instigar e fomentar os leitores ao gosto pela literatura clássica brasileira.

Publicado
19-06-2023