DIDÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA
UMA BREVE RETROSPECTIVA
Resumo
Diversas teorias pedagógicas surgiram durante a história, cada uma influenciada pelas mudanças de seu período histórico. Essas teorias também têm suas particularidades didáticas, voltadas ao estudo dos aspectos téorico-científicos e técnico-práticos vinculados a Educação. Na medida em que as teorias pedagógicas mudam ao longo da história, faz sentido imaginar que a didática vinculada a cada uma delas também tenha se modificado no decorrer dos séculos. Sendo assim, este trabalho objetiva apresentar uma breve retrospectiva das principais teorias pedagógicas que influenciam na atuação didática de nossos professores. Essa retrospectiva é elaborada por meio de uma revisão bibliográfica acerca do tema, construída durante o componente de Didática, do curso de Química – Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Em relação aos resultados deste trabalho, foi confirmada a forte influência dos períodos históricos e suas peculiaridades sobre os pensamentos dos autores abordados e, consequentemente, de suas teorias e, também, é constatado que os trabalhos mais antigos vieram a influenciar os que se seguiram, com vários autores construindo suas teorias fundamentadas sobre as anteriores.