ESTÍMULO À MEMÓRIA DE IDOSOS POR MEIO DE ENSINO DE LIBRAS

  • Evelyn Schweitzer de Souza UFSC
  • Fabiana Schmitt Corrêa
  • Renata Orlandi
  • Vitória Helena Silva Santos
Palavras-chave: Envelhecimento Ativo, Promoção de Saúde, Libras, Memórias, COVID-19

Resumo

Dada as especificidades relativas ao enfrentamento do cenário pandêmico entre as pessoas idosas, o presente projeto faz parte de um programa de extensão dedicado à promoção do envelhecimento saudável na perspectiva das relações de alteridade. Neste contexto, o curso que será aqui relatado foi sistematizado com o objetivo de promover a plasticidade cerebral e, mais especificamente, a memória de idosos por meio do ensino de Libras. Ao longo do curso, o qual foi realizado remotamente, foram abordados temas específicos visando a aprendizagem da língua de sinais, a exemplo do alfabeto manual, números, cores, vestuários, além de aspectos culturais concernentes à comunidade surda. O emprego de atividades que visavam a problematização da língua de sinais, com foco no emprego da língua em situações cotidianas, se mostraram eficientes no processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma e, paralelamente, atuaram como estímulos para as mais diversas funções cognitivas.

Publicado
19-06-2023