O PORTUNHOL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Rodrigo Korink Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marilene Aparecida Lemos
Palavras-chave: Fronteira; Ensino; Língua espanhola; Análise de Discurso; Memória discursiva.

Resumo

O presente relato de pesquisa versa sobre um projeto que está em andamento desde 2019. A referida pesquisa, fundamentada teoricamente na Análise de Discurso pechêuxtiana, tem como objetivo geral refletir a respeito do portunhol (fronteira Brasil e Uruguai) a partir da obra "Noite nu Norte", do escritor e poeta Fabián Severo, buscando estabelecer uma interface com o processo de ensino/aprendizagem de língua espanhola por brasileiros. De modo especial, são bases para a pesquisa os processos de memória e de identificação/subjetivação no ensino/aprendizagem de língua espanhola, além de reflexões acerca do espaço de fronteira, “língua de fronteira” e portunhol. A metodologia propõe efetuar o gesto de recortar enunciados que relacionem o portunhol ao espaço e ao sujeito fronteiriço e ao espaço formal de ensino da língua espanhola (nacional). Pretendemos, ainda, centrando-nos no objeto portunhol, tecer observações sobre o ensino/aprendizagem de língua espanhola em espaços formais e sobre como podem ser retratados os locais fronteiriços, buscando entender de que maneira os lugares de fronteira conseguem auxiliar nos processos de identificação e subjetivação dos sujeitos alunos com a língua espanhola.

Publicado
19-06-2023