CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SALA DE AULA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO TEMA E PROPOSTAS DE TRABALHO

  • Anderson Igomar Antonio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabieli Debona
  • Gilza Maria de Souza Franco
Palavras-chave: Água, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Básica, Recursos Naturais, Geociências

Resumo

A água se apresenta como um recurso fundamental para a vida na Terra, bem como para o desenvolvimento de diversas atividades humanas necessárias para o funcionamento da sociedade. Entretanto, essas atividades antrópicas acabam desencadeando uma série de processos poluentes que atingem os recursos hídricos. Tendo em vista a importância da água, tanto para o homem, quanto para o meio ambiente, e os efeitos antrópicos negativos a esse recurso finito, é de extrema relevância realizar o trabalho de sensibilização dos jovens acerca desse tema. Com isso, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, acerca da abordagem dos recursos hídricos na Educação Básica. É apresentada uma síntese de documentos educacionais norteadores do ensino, como a BNCC, bem como leis que regem o manejo dos recursos hídricos e o direito à Educação Ambiental. É salientado a importância do trabalho de sensibilização com os alunos e é apresentado um compilado de atividades para uma proposta de trabalho com Bacias Hidrográficas.

Publicado
19-06-2023