PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OBSCURANTISMO CIENTÍFICO

REFLEXÕES FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19

  • Gabriel Vinicius Vian UFFS
  • Anderson Igomar Antonio
  • Giovani Luis Voloski
  • Robison José
  • Ronaldo Aurélio Gimenez Garcia
Palavras-chave: Alfabetização científica., Negacionismo, Papel do professor

Resumo

Neste trabalho são elencadas problematizações a respeito da postura de uma parcela da sociedade frente à ciência e frente à pandemia: comportamentos de risco, crença em notícias falsas (as fake news) e negacionismo científico. Tais comportamentos dificultam o enfrentamento da pandemia, a qual teve, no Brasil, um grande número de óbitos decorrentes da doença, os quais poderiam ser mitigados com um incentivo às medidas de proteção e distanciamento social. Esse comportamento decorreu de vários fatores (sociais, políticos e até psicológicos), mas principalmente da educação da sociedade. Nesse contexto, o trabalho apresenta uma reflexão sobre o papel do Professor de Ciências da Educação Básica, como alfabetizador científico no combate ao obscurantismo vivenciado no Brasil, durante o período da pandemia de Covid-19. Para a realização da reflexão, a qual possui caráter bibliográfico e qualitativo, realizou-se uma revisão bibliográfica em textos buscados em diferentes bancos de dados, que fazem referência às temáticas de Ensino de Ciências, alfabetização científica, capital cultural, perspectiva de ciência, obscurantismo e fake news. A reflexão proposta aponta no sentido do professor do Ensino de Ciência como um sujeito de grande importância no processo de formação do indivíduo e da forma como ele entende e compreende a realidade, no âmbito dos processos e fenômenos científicos. Esse, atuando como mediador nas interações aluno-ciência e fomentando a compreensão da ciência e o pensamento crítico nos alunos. Portanto, por intermédio de uma formação baseada em alfabetização científica efetiva os cidadãos teriam uma postura mais crítica e o cenário da pandemia poderia ter sido diferente.

Publicado
19-06-2023