“O CAMINHO DA ÁGUA” NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CTS

  • Sara Lüneburger UFFS
  • Claudia Almeida Fioresi
Palavras-chave: Ensino remoto; Formação cidadã; Ensino de Ciências.

Resumo

 O Ensino Remoto é uma realidade nova para alunos e professores. Encontrar maneiras de propiciar as interações conduzindo aulas mais dinâmicas é uma das maneiras mais eficientes de proporcionar a aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido no formato do Ensino Remoto, na Escola Estadual Cívico Militar Dom Carlos Eduardo, situado na cidade de Realeza - PR, em uma  turma de 9° ano. A temática abordada foi o caminho da água utilizando a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Por meio desta metodologia pretendeu-se ressaltar a água como um direito e conscientizar os estudantes sobre todos os aspectos que podem interferir na qualidade da água que bebemos, assim como trabalhar os conteúdos de substâncias, misturas homogêneas e heterogêneas e separação de misturas. Para isso, diversas atividades foram propostas, entre elas investigação e análises de elementos do cotidiano, interações pelo chat, vídeos demonstrativos e situações problema. Todas as atividades e instrumentos utilizados visavam alcançar os objetivos e executar os passos da abordagem CTS. A avaliação foi realizada de forma contínua durante as aulas e de forma geral os resultados foram satisfatórios, algumas aulas com mais participação que outras, mas de forma geral os alunos gostaram das atividades e  ao final demonstraram compreensão da temática e dos conteúdos trabalhados. Sendo assim, apesar das dificuldades encontradas, alternativas foram propostas para que o processo de ensino aprendizagem dos alunos ocorresse  de forma contínua, colocando o aluno em uma posição ativa na construção do conhecimento.

Publicado
19-06-2023