A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SOBRE A SUA QUALIDADE DE VIDA

  • Luiza Helena Budel Vilczek Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gilson Luis Voloski
Palavras-chave: Palavras-chave: Qualidade de Vida – Docentes - Covid-19.

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar a percepção dos docentes da UFFS campus Realeza/PR sobre a sua qualidade de vida no contexto antes e durante a pandemia de Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2013), qualidade de vida é o indivíduo se perceber enquanto sujeito inserido em sua dinâmica social, considerando o contexto cultural e sistêmico no qual está envolvido, levando em conta os seus valores a fim de alcançar objetivos. Considerando que este conceito é polissêmico e complexo e estando intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento histórico dos direitos humanos e é importante trazê-lo ao debate, buscando o relacionar com as condições de trabalho do professor universitário, categoria profissional exposta a desgastes físicos e psicossomáticos. A pesquisa possui caráter quanti-qualitativo, com desenvolvimento através de revisão bibliográfica. Ainda, realizou-se a coleta e análise da percepção da qualidade de vida dos professores da UFFS Realeza, através da aplicação do questionário WHOQOL-BREF. Como principal resultado, identificamos que a classificação sobre a percepção da qualidade de vida, foi “boa”, tanto antes como durante a pandemia. Porém, a partir das respostas individuais, identificou-se que a maioria dos docentes considera sua qualidade de vida melhor no período anterior à pandemia. A produção deste conhecimento poderá contribuir para a instituição envolvida avaliar, buscar aprofundar aspectos e planejar estratégias para melhorias da qualidade de vida dos seus servidores.

Publicado
19-06-2023