Explorando as conexões entre a Teoria da argumentação e a Avaliação da aprendizagem: uma abordagem a partir do Júri Simulado

Authors

Keywords:

Teoria da argumentação, Avaliação da aprendizagem, Ensino de Química

Abstract

Resumo

Author Biographies

  • Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da UFPE. Graduado em Licenciatura em Química pela UFPE; Integrante do grupo de pesquisas Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos-GPENAPE, da UFPE, desenvolvendo a linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Avaliação Educacional. É integrante do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de jogos no Ensino (NIDEJE) atuando na linha de pesquisa Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática: Metodologias Inovadoras. Também faz parte do Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas - LELIN, atuando na linha de pesquisa Gênero textual, texto e discurso e Literatura, Oraliteratura e Estudos Culturais. Participou dos projetos de extensão (I) Livro paradidático: Crônicas de um professor de química. (II) Jornal da Química Inorgânica como membro da equipe editorial, (III) I CEFIC - Ciclos de Estudos sobre formação Inicial e Continuada de Professores, e (IV) Educação do Campo e suas interfaces.

  • Jose Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

Published

11-01-2024

Issue

Section

Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências