• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está no formato do Template disponível nas Diretrizes para autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

É permitido submeter dois (2) trabalhos para o evento como autor(a) principal, (sendo o limite de coautores(as) por trabalho: quatro (4)). Os resumos expandidos devem ser orientados por um(a) Doutor(a) da área

Todos os(as) autores(as) e coautores(as) devem fazer a sua inscrição no evento.

O trabalho pode ser submetido em português ou espanhol.

Os trabalhos devem ser de pesquisas concluídas ou em andamento, de natureza empírica ou teórica. Não serão aceitos relatos de experiência.

O template para Resumo pode ser acessado aqui.  O arquivo deve ser encaminhado na versão cega para avaliação (sem os nomes dos(as) autores(as) e instituição) com o título: Resumo_VC

O template para Resumo Expandido pode ser acessado aqui. O arquivo deve ser encaminhado na versão cega para avaliação  (sem os nomes dos(as) autores(as) e instituição) com o título: RExpandido_VC

Eixos temáticos para submissão de trabalhos ao II SSAPEC

1. Formação de professores de Ciências: Saberes docentes no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; análise de programas, práticas e políticas de formação inicial e continuada de professores de ciências, matemáticas e áreas afins; identidade docente e desenvolvimento profissional de professores de ciências, matemáticas e áreas afins; pesquisa sobre formação inicial e continuada de professores de ciências, matemáticas e áreas afins; avaliação de modelos e práticas de ciências, matemáticas e áreas afins para diferentes níveis e modalidades de ensino.
Coordenação: Profª. Drª. Danusa de Lara Bonotto - danusalb@uffs.edu.br

2. História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências: Pesquisas em história, filosofia e sociologia da ciência e da tecnologia; estudos historiográficos; epistemologia e natureza da ciência, matemáticas e áreas afins.
Coordenação: Profª. Drª. Fabiane de Andrade Leite - fabiane.leite@uffs.edu.br

3.Políticas educacionais e Currículos de Ciências: Políticas educacionais e curriculares na educação básica. História, análise e avaliação de políticas públicas de ensino de ciências, matemáticas e áreas afins nos diferentes níveis e modalidades; políticas e práticas de currículo de ciências, matemáticas e áreas afins; escola, currículo, cultura e inovação; legislação educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino; conhecimento escolar e aspectos teóricos e metodológicos de avaliação em ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; políticas de avaliação dos sistemas educacionais; história das disciplinas científicas; políticas de fomento a pesquisa e formação de pesquisadores; políticas e análise de material didático; políticas de financiamentos educacionais.
Coordenação: Profª. Drª. Neusete Machado Rigo - neusete.rigo@uffs.edu.br

4. Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA: Alfabetização científica no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; políticas e práticas de educação ambiental no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no de ciências, matemáticas e áreas afins; questões sociocientíficas no ensino de ciências, matemáticas áreas afins; temas controversos no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; desenvolvimento socioambiental no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; políticas e práticas com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins.
Coordenação: Profª. Drª. Rosangela Ines Matos Uhmann - rosangela.uhmann@uffs.edu.br

5. Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências: Pesquisa sobre ensino e aprendizagem de ciências, matemáticas e áreas afins nos diferentes níveis e modalidades de ensino; diferentes ambientes de aprendizagem de ciências, matemáticas e áreas afins; avaliação do ensino e aprendizagem de ciências, matemáticas e áreas afins; a significação conceitual no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; processos interativos no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins.
Coordenação: Profª. Drª. Judite Scherer Wenzel - juditescherer@uffs.edu.br

6. Metodologias de Ensino de Ciências: Unidades e sequências didáticas no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; dinâmicas de planejamento, trabalhos em grupo, estratégias de ensino em ciências, matemáticas e áreas afins; prática de ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; atividades experimentais no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; integração das tecnologias e recursos digitais no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins.
Coordenação: Profª. Drª. Sandra Maria Wirzbicki - sandra.wirzbicki@uffs.edu.br

7. Temas contemporâneos (Educação Inclusiva, em Saúde, do Campo, Quilombola, Questões de Gênero e afins): Relações entre saúde e o ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; práticas de divulgação científica e inclusão social, gênero, relações étnico-raciais, religião e classe em articulação com o ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; educação do campo, indígena, quilombola e outros grupos sociais no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; utilização de diferentes mídias e linguagens no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; ensino de ciências, matemáticas e áreas afins em espaços não formais de educação; políticas de ações afirmativas e direitos humanos no ensino de ciências, matemáticas e áreas afins; desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas em todos os níveis ou modalidades de ensino de ciências, matemáticas e áreas afins.
Coordenação: Profª. Drª. Sinara München - sinara.munchen@uffs.edu.br