• I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências
    2020

    O I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências – I SSAPEC, realizado de 28 a 30 de outubro de 2020, teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação e discussões acerca das pesquisas realizadas no ensino de Ciências.

    A organização dos Anais do I SSAPEC é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo – RS.

    Os textos que compõem os Anais do I SSAPEC divulgam resultados de pesquisas em Ensino de Ciências e áreas afins realizadas por discentes da graduação, pós-graduação e docentes de diferentes instituições sul-americanas de ensino superior.

    Em nossa primeira edição, temos muito a comemorar, pois são 171 trabalhos publicados nas modalidades Resumo e Resumo Expandido em diferentes eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Políticas educacionais e Currículos de Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; e Temas contemporâneos.

    Aproveitamos para agradecer aos avaliadores que integraram a Comissão Científica do I SSAPEC por dedicarem seu tempo para qualificar o evento e aos pesquisadores que submeteram seus trabalhos.

  • II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências
    2023

    O II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências – II SSAPEC –, realizado entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro de 2023, objetivou fortalecer e divulgar resultados de diferentes pesquisas realizadas no âmbito do Ensino de Ciências e áreas afins, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fomentando um espaço de interação, discussões e debates.

    Os 184 trabalhos nas modalidades de resumo e resumo expandido que compõem os Anais do II SSAPEC divulgam as diferentes pesquisas realizadas por pesquisadores e pesquisadoras de instituições sul-americanas de ensino superior.

    Estão distribuídos nos eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Políticas educacionais e Currículos de Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; e Temas contemporâneos.

    Agradecemos pela importante colaboração na realização do II SSAPEC aos(as) integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), avaliadores e as avaliadoras, componentes da Comissão Científica, pesquisadores e pesquisadoras que submeteram seus trabalhos e a todos(as) que de alguma forma contribuíram para sua realização. Ele só foi possível a partir desse valoroso apoio