Escola Sul-Americana de Investigadores

A I Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências aconteceu em 28 de outubro de 2020, como parte da programação do I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências – SSAPEC que ocorreu de 28 a 30 de outubro de 2020. Devido à pandemia de Covid-19 a realização da Escola se deu no formato remoto síncrono. Como atividade formativa de novos pesquisadores da área de ensino de Ciências, a Escola objetivou a ampliação de conhecimentos sobre a utilização de diferentes metodologias de pesquisa e procedimentos de análise de dados, tendo como participantes mestrandos e docentes de programas de Pós-Graduação, estudantes da graduação da UFFS de diferentes instituições sul-americanas de ensino superior que desenvolvem pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins.

Em 2021, foi realizada a II Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências para fortalecer o evento com aprendizagens e aprofundamento teórico-metodológico sobre diferentes metodologias de pesquisa em ensino de Ciências. Para tanto, foi organizada a mesa redonda, a saber: A Pesquisa e a Pós-Graduação em Ensino de Ciências, bem como oficinas para promover o intercâmbio de conhecimentos sobre as metodologias de pesquisa aprofundando entendimentos sobre os modos de fazer e produzir pesquisas e fomentando a interação com diferentes instituições sul-americanas de ensino superior acerca da pesquisa em ensino de Ciências.

Já a III Escola Sul-Americana de Investigadores em Ensino de Ciências foi realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, em formato híbrido. O evento visou integrar pesquisadores, profissionais, docentes e alunos de graduação e pós-graduação atuantes na área de pesquisa Ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições sul-americanas de Ensino Superior, num movimento de intercâmbio referente às produções científicas. Para tanto, o evento foi organizado com mesa redonda e conferências com pesquisadores do Brasil e outros países como Colômbia, Argentina e Chile. Na III Escola, contamos também com um professor visitante da Universidad Surcolombiana (USCO- CO) presencialmente em atividades no PPGEC -UFFS.