Explorando as conexões entre a Teoria da argumentação e a Avaliação da aprendizagem: uma abordagem a partir do Júri Simulado

Palavras-chave: Teoria da argumentação, Avaliação da aprendizagem, Ensino de Química

Resumo

Resumo

Biografia do Autor

Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da UFPE. Graduado em Licenciatura em Química pela UFPE; Integrante do grupo de pesquisas Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos-GPENAPE, da UFPE, desenvolvendo a linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Avaliação Educacional. É integrante do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de jogos no Ensino (NIDEJE) atuando na linha de pesquisa Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática: Metodologias Inovadoras. Também faz parte do Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas - LELIN, atuando na linha de pesquisa Gênero textual, texto e discurso e Literatura, Oraliteratura e Estudos Culturais. Participou dos projetos de extensão (I) Livro paradidático: Crônicas de um professor de química. (II) Jornal da Química Inorgânica como membro da equipe editorial, (III) I CEFIC - Ciclos de Estudos sobre formação Inicial e Continuada de Professores, e (IV) Educação do Campo e suas interfaces.

Jose Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE)

Publicado
11-01-2024
Seção
Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências