Estudo exploratório sobre as concepções de criatividade no Ensino de Ciências

Palavras-chave: criatividade, ensino, ciências

Resumo

Resumo

 

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Também é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Londrina, no Instituto de Física da USP e na Harvard John A. Paulson School Of Engineering And Applied Sciences (2019). É lider do grupo de pesquisa em STEM EDUCATION (UTFPR) cadastrado no CNPq e pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UEL). Tem experiência em pesquisa na educação básica e superior, com ênfase na pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: criatividade; makerspace; ambientes de aprendizagem ativa; project-based learning; team-based learning; aprendizagem científica procedimental e atitudinal; teoria da percepção e affordances; ensino/aprendizagem de conhecimentos científicos na perspectiva semiótica; multimodos e múltiplas representações.

Guilherme Henrique Correia Domingues, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Simone Aparecida Prins

É graduada em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui MBA em Gestão Escolar (USP/Esalq), com pesquisas voltadas para a aplicação de novas tecnologias no ensino, atualmente é mestranda da Universidade Tecnológica Estadual do Paraná (UTFPR). É certificada pela plataforma Google for Education como Google Trainer, atuando na capacitação de docentes nas ferramentas/aplicativos Google. Suas áreas de pesquisa são: Tecnologia Educacional, Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Design and Mathematics), formação de professores e aplicação de novas tecnologias no ensino.

Miguel Fernando Moreno, Universidade Estadual de Londrina

Advogado com ênfase em Direito Espacial. Membro da Comissão de Direto Espacial da OAB Santos (SP). Pós graduado em Astrobiologia (UEL). Mestrando pelo Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM- UEL). Membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Associação Brasileira de Planetários (ABP). Coordenador do GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina).

Publicado
11-01-2024
Seção
Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências