Afetos, Cognição e Volição na BNCC - Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
Relação afeto-cognição-volição., Desenvolvimento humano e educação., BNCC., Teoria Histórico-cultural., Ensino médioResumo
Esta pesquisa, filiada à linha de pesquisa “Formação de professores, Conhecimentos e Práticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI, no escopo do projeto matricial “Desenvolvimento Humano e Educação na Perspectiva Histórico-Cultural”, tem como objeto de estudo a relação afeto-cognição-volição no âmbito da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - ensino médio a partir do cotejamento entre os fundamentos e conceitos da Teoria Histórico-Cultural (THC) de desenvolvimento humano e do papel da educação escolar ancorado nesta concepção e os conceitos, princípios e finalidades que orientam BNCC - ensino médio, no que se refere à concepção de ser humano, de desenvolvimento humano e papel da educação escolar neste desenvolvimento. O recorte proposto encontra justificativa: i.) nos desafios enfrentados no âmbito das políticas educacionais para o ensino médio que tem, a nosso ver, apresentando fragilidades importantes no que refere ao trato dos dilemas deste tempo, entre o fim da primeira adolescência e a entrada na adolescência e juventude, considerando as profundas transformações sociais e históricas resultantes das decisões humanas quanto às formas de produzir e distribuir riquezas materiais e simbólicas; ii.) no fato da THC entender que afeto-cognição-volição constituem uma unidade dialética no desenvolvimento humano; iii.) no fato de ser a BNCC um documento orientador para a educação brasileira que tem alicerçado suas orientações políticas e pedagógicas para o que autores como Duarte (1993/1996/2004), Frigotto (1997/2001) chamam de “pedagogia das competências”, compreendida a competência como uma espécie de soma de um conjunto de habilidades ou ainda, como uma capacidade de mobilizar conhecimentos, atitudes, valores para a resolução de problemas complexos. Assim, a BNCC, em termos conceituais, parece afinar-se mais ao campo das teorias pedagógicas liberais o que sinaliza um modo de conceber a relação afeto-cognição-volição numa direção diferente da que aponta a THC com Vigotsky (1997/2004/2009) e Toassa (2009) em que afeto-cognição-volição, constituem uma unidade dialética constituidora do indivíduo em sua totalidade e complexidade. Neste sentido, as problematizações para este estudo são: o que é o desenvolvimento humano para a THC e para a BNCC? Um tempo de desenvolvimento de partes ou de uma integralidade humana? Como esses aportes concebem o ser humano do ensino médio? Como se caracteriza a relação afeto-cognição-volição no tempo de ensino médio para a BNCC e para a THC?. Em termos metodológicos, a pesquisa está ancorada nos pressupostos do Materialismo Histórico–Dialético, principalmente no refere a tomar as categorias de contradição, totalidade e mediação da dialética-materialista como referências para a análise documental e bibliográfica a ser realizada na pesquisa. Do mesmo modo, a descrição dos aportes teórico-metodológicos da BNCC como um todo e dela no recorte do ensino médio, a análise de unidades que possam advir da busca pelo modo como a relação afeto-cognição-volição é concebida, compõe ações desta pesquisa, cuja intenção, é contribuir para clarificação da problemática de pesquisa e de possíveis contribuições para a organização e desenvolvimento de práticas educativas promotoras de desenvolvimento humano.