GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ENCONTRO POSSÍVEL NAS ESCOLAS DA REGIÃO DA AMAI?

Autores

  • indiamara Tonello Rodrigues UFFS
  • Oto João Petry

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Gestão democrática. Inclusão educacional. Gestão e inovação educacional.

Resumo

A pesquisa tem como tema central a gestão democrática e a inclusão educacional, investigando de que forma esses princípios se cruzam e se expressam nos documentos políticos das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental localizadas na região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), em Santa Catarina. O interesse investigativo da pesquisadora surge das vivências profissionais e das inquietações que emergem do contato direto com o cotidiano das escolas públicas, especialmente diante dos desafios de se construir uma educação que seja, de fato, democrática e inclusiva. A pesquisa nasce do desejo de compreender, com mais profundidade, de que maneira as políticas públicas, os documentos institucionais e as práticas escolares podem contribuir para a construção de ambientes escolares mais participativos, acessíveis e justos, capazes de garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes. A problemática que orienta o estudo questiona qual é o lugar da inclusão educacional no processo de gestão democrática, conforme evidenciado nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e Planos de Gestão Escolar dessas instituições. O objetivo geral consiste em analisar as interlocuções entre gestão democrática e inclusão educacional presentes nos documentos políticos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação na região da AMAI. Especificamente, busca-se investigar os principais autores que fundamentam o debate sobre gestão e inclusão educacional; identificar essas concepções aparecem na legislação do Estado de Santa Catarina; apontar como as escolas da região se organizam em relação à gestão democrática e à inclusão; e verificar a compreensão de inclusão expressa nos documentos analisados. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, com uso da análise de conteúdo, técnica definida por Bardin (2011) como um conjunto de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição e interpretação do conteúdo das mensagens. Para Palu e Petry (2020), essa técnica exige rigor metodológico e domínio teórico, uma vez que permite revelar padrões e categorias emergentes significativas para compreender fenômenos complexos. Serão examinadas dissertações, teses, artigos científicos e documentos institucionais, incluindo PPPs e planos de gestão escolar. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Dourado (2012), que concebe a gestão democrática como processo coletivo, participativo e descentralizado, articulado às especificidades sociais e históricas, e Paro (2010), que a associa à transformação das relações de poder e à ampliação do acesso educacional por meio de práticas inclusivas. O estudo, ainda em andamento, busca produzir uma análise crítica que ultrapasse a descrição normativa das políticas de inclusão, interpretando seus significados, impactos e contradições no contexto das escolas públicas estaduais investigadas.

Downloads

Publicado

23-09-2025