QUE AVALIAÇÃO SE FAZ NA INFÂNCIA? DIÁLOGOS ENTRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA AMOSC E AS LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS NORTEADORES DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Educação Infantil. Avaliação da aprendizagem. AMOSC.

Resumo

Este estudo qualitativo volta-se para o Currículo da Educação Infantil da AMOSC, buscando compreender se o documento em questão orienta as políticas de avaliação nos municípios da região de maneira consonante com as legislações e documentos norteadores nacionais para a Educação Infantil (EI). A pesquisa parte da premissa de que a EI configura-se como um espaço-tempo com suas próprias singularidades, sendo voltada a docência com bebês e crianças pequenas. Nesse contexto, a avaliação assume contornos específicos, estando intrinsecamente relacionada ao fazer pedagógico, ao planejamento e às relações que se estabelecem entre os sujeitos. Compreender como esses processos são concebidos é fundamental para reconhecer a avaliação como instrumento de reflexão e de comunicação das aprendizagens. Considerando-se como problemática da pesquisa: O Currículo da Educação Infantil da AMOSC orienta as políticas de avaliação nos municípios da região em consonância com o estabelecido em legislações e documentos norteadores nacionais para a Educação Infantil? Tem-se por objetivos específicos: a) conceituar o que são as políticas de avaliação na/da Educação Infantil; b) identificar qual o conceito de aprendizagem presente no Currículo da Educação Infantil da AMOSC; c) identificar quais concepções teórico-pedagógicas subsidiam o Currículo e como repercutem no processo de avaliação na Educação Infantil; d) investigar qual visão de participação dos atores sociais (criança, professor e família) é sustentada pelo Currículo da Educação Infantil da AMOSC e como ela é apresentada na proposta de avaliação; e) analisar o conceito de avaliação, critérios, instrumentos e métodos estabelecidos na proposta curricular da AMOSC, e sua consonância com o preconizado pelas legislações e documentos norteadores nacionais para a Educação Infantil. A coleta de dados será feita através de uma pesquisa documental do Currículo da Educação Infantil da AMOSC e das orientações das políticas de avaliação nos municípios da região. Para o tratamento e análise dos dados, serão utilizadas as técnicas de análise de conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016), a fim de identificar quais são os princípios norteadores da avaliação nos municípios da AMOSC, e como eles se articulam com as concepções de aprendizagem, abordagens pedagógicas e com a participação dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo, relacionando com o já exposto nos documentos norteadores nacionais. O referencial teórico ancora-se nas discussões relacionadas às pedagogias participativas na Educação Infantil, com base em autores como Loris Malaguzzi (2015), Carla Rinaldi (2014), Júlia Oliveira-Formosinho (2019), Paulo Fochi (2019) e Bruna Ribeiro (2022; 2023; 2024). Tais autores contribuem para compreender a criança como sujeito potente, capaz de produzir sentidos e cultura, e a avaliação como uma prática dialógica, reflexiva e ética.

Biografia do Autor

  • Amanda Braghini Bertan, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó - SC, (2018). Segunda Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, pela UNIASSELVI (2024). Especialista em Concepções Multidisciplinares de Leitura, pelo Instituto Federal de Santa Catarina - (IFSC), Campus Xanxerê - SC, (2021). Atualmente, cursa o Programa de Pós-graduação em Educação e participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó-SC. Professora efetiva da rede municipal de ensino da cidade de Chapecó - SC. 

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Publicado

23-09-2025