ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO MOBILIZADOS EM UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) COM ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como temática central o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio matemático de estudantes do 4º ano. A problemática emerge da constatação de que, apesar das orientações curriculares enfatizarem a importância do raciocínio matemático, ainda são escassas as práticas pedagógicas que o promovem de forma sistemática, investigativa e significativa. Nesse contexto, esta pesquisa propõe investigar quais aspectos do raciocínio matemático são mobilizados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a partir de uma aula investigativa desenvolvida no contexto de um ciclo de Lesson Study. O raciocínio matemático é compreendido, neste estudo, como a capacidade dos estudantes de formular e resolver problemas, justificar procedimentos, estabelecer relações, identificar padrões e elaborar generalizações, sendo uma competência central no processo de aprendizagem da Matemática, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Como objetivo geral, esta pesquisa propõe-se a: compreender quais aspectos do raciocínio matemático são mobilizados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental durante a realização de uma aula investigativa no contexto de um Lesson Study. Como objetivos específicos, busca-se: identificar as potencialidades e limitações dos estudantes em relação ao raciocínio matemático antes da intervenção; analisar as interações e produções dos estudantes ao longo da aula investigativa; verificar como diferentes estratégias de ensino podem favorecer a mobilização do raciocínio matemático; e refletir sobre os efeitos da proposta na aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, fundamentada nos princípios da abordagem colaborativa entre universidade e escola. O estudo será realizado com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Bairro Antena, localizada no município de Caxambu do Sul, Santa Catarina. A aula investigativa será planejada e analisada a partir da metodologia do Lesson Study, envolvendo professores em formação e em exercício. A produção de dados incluirá registros escritos das atividades dos alunos, observações das interações em sala, gravações em áudio e vídeo da aula e entrevistas com os envolvidos. A análise dos dados será orientada pela técnica de análise de conteúdo Bardin (2016). O estudo ancorar-se-á em dois eixos teóricos principais: a metodologia do Lesson Study, com base nos estudos de Fernandez e Yoshida (2004), Lewis (2002), Isoda  (2012), Richit e Tomkelski (2022), Ponte e Borelli (2021); e o raciocínio matemático, conforme os aportes da BNCC (2018), Mata-Pereira e Ponte (2017) e Quaresma (2015). A pesquisa encontra-se em andamento e busca contribuir para o fortalecimento de práticas investigativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem matemática nos Anos Iniciais.

Palavras-chave: 

Raciocínio matemático. Anos Iniciais. Ensino de Matemática. Aula investigativa. Lesson Study.

Biografia do Autor

  • Adriana Richit, UFFS - Campus Erechim

    Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universitat de Barcelona, Espanha (2022-2023). Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal (2016-2017). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro . Mestrado em Educação Matemática também pela UNESP, campus de Rio Claro/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Professora, classe E, nível associado IV, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFFS. Orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson studies) e desenvolvimento profissional de professores, Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores, Prática docente na Educação Básica.http://orcid.org/0000-0003-0778-8198 (Texto informado pelo autor)

  • Lidiane Tania Ronsoni Maier, UFFS - Campus Chapecó

    Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP - Rio Claro (2021). Mestra em Educação (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciada em Matemática (2007) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Professora do curso de Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pesquisadora nos grupos de pesquisa de Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE) e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T da UFFS. Também participa como membro do Grupo História Oral e Educação Matemática da UNESP (GHOEM). Principais interesses de pesquisa: Estágio Supervisionado, Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Gestão da Educação e Metodologias de Pesquisa.

Downloads

Publicado

23-09-2025

Edição

Seção

Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais