ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO MOBILIZADOS EM UM ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) COM ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa tem como temática central o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio matemático de estudantes do 4º ano. A problemática emerge da constatação de que, apesar das orientações curriculares enfatizarem a importância do raciocínio matemático, ainda são escassas as práticas pedagógicas que o promovem de forma sistemática, investigativa e significativa. Nesse contexto, esta pesquisa propõe investigar quais aspectos do raciocínio matemático são mobilizados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a partir de uma aula investigativa desenvolvida no contexto de um ciclo de Lesson Study. O raciocínio matemático é compreendido, neste estudo, como a capacidade dos estudantes de formular e resolver problemas, justificar procedimentos, estabelecer relações, identificar padrões e elaborar generalizações, sendo uma competência central no processo de aprendizagem da Matemática, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Como objetivo geral, esta pesquisa propõe-se a: compreender quais aspectos do raciocínio matemático são mobilizados por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental durante a realização de uma aula investigativa no contexto de um Lesson Study. Como objetivos específicos, busca-se: identificar as potencialidades e limitações dos estudantes em relação ao raciocínio matemático antes da intervenção; analisar as interações e produções dos estudantes ao longo da aula investigativa; verificar como diferentes estratégias de ensino podem favorecer a mobilização do raciocínio matemático; e refletir sobre os efeitos da proposta na aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, fundamentada nos princípios da abordagem colaborativa entre universidade e escola. O estudo será realizado com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Bairro Antena, localizada no município de Caxambu do Sul, Santa Catarina. A aula investigativa será planejada e analisada a partir da metodologia do Lesson Study, envolvendo professores em formação e em exercício. A produção de dados incluirá registros escritos das atividades dos alunos, observações das interações em sala, gravações em áudio e vídeo da aula e entrevistas com os envolvidos. A análise dos dados será orientada pela técnica de análise de conteúdo Bardin (2016). O estudo ancorar-se-á em dois eixos teóricos principais: a metodologia do Lesson Study, com base nos estudos de Fernandez e Yoshida (2004), Lewis (2002), Isoda (2012), Richit e Tomkelski (2022), Ponte e Borelli (2021); e o raciocínio matemático, conforme os aportes da BNCC (2018), Mata-Pereira e Ponte (2017) e Quaresma (2015). A pesquisa encontra-se em andamento e busca contribuir para o fortalecimento de práticas investigativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem matemática nos Anos Iniciais.
Palavras-chave:
Raciocínio matemático. Anos Iniciais. Ensino de Matemática. Aula investigativa. Lesson Study.