A UVA, O VINHO, OS EUROPEUS E ... SÓ? UMA ANÁLISE DA CIDADE DE VIDEIRA (SC) COMO FENÔMENO EDUCATIVO

  • Milena Caregnato UFFS
Palavras-chave: educação informal, conhecimentos e práticas educacionais, inclusões sociais, alteridade, Videira

Resumo

A educação é um processo pretérito a escola, isto é, se educa e se é educado antes mesmo de se ter uma educação formal escolar, sendo assim, afirma-se que os lugares os quais ocupamos, passamos, vivemos, etc. fazem parte ativamente do nosso processo educacional, isto é, constituem o processo natural que acompanha os seres humanos do início ao fim da vida, a educação informal. Deste modo, partindo da problemática da negação do Outro, característica visível a olhos nus nas mais diversas cidades da região do meio oeste catarinense, este trabalho tem por objetivo a análise do discurso (Laclau; Mouffe, 2015) etnográfico presente nos lugares públicos da cidade de Videira (SC). Tendo como finalidade compreender a cidade de Videira como fenômeno educativo com foco em compreender quais conhecimentos e práticas educacionais ela propicia a seus moradores e visitantes. Além disso, a partir principalmente de Adorno (2020), Biesta (2020) e Levinas (2009), objetiva-se pensar nas possibilidades da ação educacional contra modeladora a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma educação informal hospitaleira, propiciadora de pluralidade, inclusão e alteridade em seu meio.

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais