INTERAÇÃO VIRTUAL E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

REFLEXÕES A PARTIR DE MEAD

  • Francieli Petry Rodrigues Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Infância. Interação infantil. Desenvolvimento humano. TDIC. Formação de professores.

Resumo

A presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem se intensificado no
cotidiano infantil. A presente pesquisa busca compreender qual é a implicação da presença
TDICs na primeira infância, no que tange os processos interativos infantis? Esta objetiva refletir
em que medida as TDICs, interferem nos processos interativos do desenvolvimento infantil. A
investigação é na perspectiva hermenêutica e dialética, sendo uma abordagem metodológica
bibliográfica. A pesquisa mostra sua pertinência e relevância para a educação e a formação de
professores, se estende como uma questão social de primeira ordem, tendo em vista que trata
sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com as tecnologias, com profundas implicações
para a vida humana. A dissertação parte das ideias de Mead, buscaremos compreender o
desenvolvimento infantil humano, a importância dos processos interativos com o Outro, pois é
a partir deste que se inicia a constituição do self, a criança passa a entender que tem um lugar
na sociedade. Buscamos compreender o papel da brincadeira, do jogo para o desenvolvimento
infantil, a partir de Kishimoto (2017), Brougère (1997) e outros. Com a intensificação da
presença TDICs na primeira infância, Desmurget (2022), Levy (2011), Levin (2007) apontam
que essas trouxeram consequências diversas como a agressividade, obesidade, dificuldade de
concentração, atraso no desenvolvimento da linguagem, vício pela tecnologia e outros. As
crianças passam a ter preferência em interagir com meio tecnológicos ao invés do contato direto
com outras crianças, sob o risco da exposição destas a conteúdos agressivos e que gera confusão
entre ficção e realidade.

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais