A SINA DE ENSINAR A A(R)MAR CONTINHAS

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES (AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Taíse Lara de Souza Jorge Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Formação de Professores, Formação de professores que ensinam matemática, Mediação Pedagógica, Educação Matemática Libertadora, Alfabetização Matemática

Resumo

As vivências em ambiente de sistematização do ensino, nos conduzem a universos inimagináveis, quer esta se dê na instituição escolar, quer se dê em âmbito universitário. Assim, após amplas discussões e buscas para como lidar com as situações geradoras que emergem desse cenário, nasce esta pesquisa, que possui como eixos centrais, a Mediação Pedagógica, Alfabetização Matemática e Formação dos Professores que Ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Desta maneira, com o intuito de analisar a formação matemática dos (as) professores(as) que ensinarão matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e o que esse(as) revelam sobre a Alfabetização Matemática e a Mediação Pedagógica, realizaremos um estudo de caso, na Universidade Federal da Bahia, com estudantes do curso de pedagogia, entre o 6º ao 8º semestre, onde, por meio de Círculo de Culturas freirianos será desenvolvida  a geração de dados, à serem detalhadas ao longo da pesquisa, com o intuito de contribuir com as discussões as quais objetivamos. Assim, pautadas no materialismo-histórico-dialético, traçamos reflexões sobre a problemática, tendo como referencial teórico Paulo Freire (1996, 2000, 2003, 2011, 2020, 2020a, 2021, 2022, 2022a), Francisco Gutiérrez (1978, 1988, 1994) e Ubiratan D’Ambrósio (2012), que apresentam em suas obras grandes contribuições voltadas à esta pesquisa, que se apresenta como de cunho qualitativo, de gênero empírico e se dá na metodologia de pesquisa-ação. Por fim, esperamos que com o desenvolvimento da catarse, cheguemos concomitantemente a novas síncreses que possibilitem aprofundar as discussões, e contribuam para reflexões sobre as dores geradas em momento anterior.

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais