PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR EM SANTA CATARINA:
O QUE ELES DIZEM SOBRE A INOVAÇÃO EDUCACIONAL?
Resumo
Esta pesquisa, vinculada à temática “Gestão, inovação e financiamento da educação no âmbito das políticas e administração educacional brasileira”, problematiza “Em que medida os planos de gestão escolar de Santa Catarina são tidos como inovação educacional?” Tem como objetivo geral: Analisar, identificar e discutir o conceito de Inovação nos Planos de Gestão. A perspectiva de inovação utilizada no estudo advém das contribuições teóricas de SAVIANI; WANDERLEY (1989). Para estes autores a inovação educacional expressa uma intencionalidade teórico-metodológica e não acontecem ou são introduzidas nos ambientes educacionais por acaso. Pensar de modo crítico as inovações constitui-se tarefa importante e move o presente estudo. Para tanto, dentre outros autores, serão trazidos para a discussão GENTILI (1996), PARO (2000), DOURADO; OLIVEIRA; SANTOS (2007), GADOTTI (2010), PALÚ; PETRY (2020). Quanto ao método da abordagem será utilizado a dialética e quanto ao método de procedimento a técnica de análise de conteúdo, BARDIN (2016), MORAES (1999), PETRY; BARLETA; SCHERMA (2020). O estudo terá como base empírica conjunto de planos de gestão escolares selecionados intencionalmente, os quais serão examinados à luz da técnica de análise de conteúdo.