Ensino de cultura afro-brasileira e indígena

materiais didáticos do Novo Ensino Médio

  • Maicon Fernando Guarese UFFS
Palavras-chave: Decolonialidade. Inclusões sociais. Novo Ensino Médio. Materiais didáticos. Relações étnico-raciais.

Resumo

Historicamente no Brasil, pessoas negras e indígenas sofrem com discriminação,
preconceitos e racismo. E em ambiente escolar, essas práticas insistem em permanecer.
Entretanto, a educação das relações étnico-raciais nos auxilia para termos uma sociedade
mais igualitária e democrática, que preze pelo bem-estar de todos os sujeitos. Dessa
forma, nosso objetivo com esse trabalho é compreender se o ensino de história e cultura
afro-brasileira e indígena (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) estão sendo contempladas
em materiais didáticos da área de Ciências Humanas no Novo Ensino Médio. O problema
de pesquisa que nos guia é: Os temas referentes as temáticas e estudo da história e da
cultura afro-brasileira e indígena são ou não abordados nos materiais didáticos, em
perspectiva de como sujeitos subalternizados (negros e indígenas), são apresentados em
imagens e textualmente para os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina,
através do livro didático das Ciências Humanas? Para tal feito, nos aportamos em
bibliografias que contemple esses temas, ademais, será feita uma análise minuciosa das
imagens e do texto que se referem a esses indivíduos. A fonte usada na pesquisa será a
coleção das Ciências Humanas nomeada Moderna Plus: ciências humanas e sociais
aplicadas (2020), da Editora Moderna. A abordagem teórico-metodológica é da
decolonialidade, uma alternativa a razão moderna-ocidental-colonial, pois luta contra a
desumanização do outro, sobremaneira, de afrodescendentes e indígenas.

Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais