FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REFÚGIO

O ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NA ESCOLA PÚBLICA

  • Feiruque de Jesus dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Renilda Vicenzi
Palavras-chave: Formação de Professores. Imigrantes. Acolhida. Decolonialidade.

Resumo

A chegada de crianças imigrantes à escola nos desafia a repensarmos o ambiente escolar tendo em vista o acolhimento, o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, a temática desse trabalho é “formação de professores e refúgio: o acolhimento de crianças imigrantes na escola pública”. A pergunta de pesquisa é de que forma ocorre a formação de professores a partir do acolhimento e integração de crianças imigrantes em escolas públicas? Por objetivo geral problematizar como a formação de professores tem refletido sobre os processos de integração de crianças imigrantes latino-americanas na rede municipal de educação de São Miguel do Oeste. Os objetivos específicos são: apresentar a formação de professores e se há perspectiva da acolhida e integração de crianças refugiadas no espaço escolar; compreender como se constituem as identidades de crianças refugiadas no contexto escolar a partir da decolonialidade; analisar como o tema da migração e do refúgio são entendidos e abordados no ambiente escolar; refletir acerca dos limites e possibilidades para uma formação de professores ao acolhimento das crianças imigrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica, observação participante com crianças imigrantes e entrevista com professores de duas escolas de Ensino Fundamental de São Miguel do Oeste. Nossa base teórica é formada por autores e autoras do campo decolonial, dentre os quais estão: hooks (2013); Walsh (2005); Larrosa (2002); Dulci e Malheiros (2021); Carballo e Mignolo (2014), em perspectiva étnico-racial e intercultural.

Publicado
22-08-2023
Seção
Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais