PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFFS: TRAJETÓRIAS DE ACESSO E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Dárquila Andreola Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosiléia Lucia Nierotka Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudecir dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0003-3304-757X

Palavras-chave:

UFFS, Concluintes do Ensino Superior , Assistência Estudantil

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nasceu com a proposta de ampliar o acesso ao ensino superior público em regiões que historicamente ficaram à margem desse direito. A UFFS surgiu a partir da pressão e da participação ativa de movimentos sociais junto ao Estado, e traz desde então a marca do compromisso com inclusão e equidade, com um perfil formado por jovens e adultos que buscam na educação uma chance de transformação. 

Neste estudo, buscamos trazer um recorte de uma dissertação em andamento cujo objeto de análise são os estudantes que concluíram a graduação na UFFS. O objetivo é descrever o perfil sociodemográfico dos concluintes dos cursos de graduação da UFFS e a relação desse perfil com a política de assistência estudantil. Partimos de um universo de 24.743 estudantes que ingressaram na universidade entre 2010 e 2019. Destes, o  foco recai sobre os 7.888 que concluíram a graduação até o primeiro semestre de 2025, o que representa pouco mais de um terço do total.

O estudo é de natureza documental, com abordagem quanti-qualitativa, e utiliza dados secundários disponibilizados pela própria UFFS. Para orientar a análise, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo de Bardin (2011), aplicada aos documentos legais, normativos e institucionais que tratam das políticas de acesso e permanência na universidade. A metodologia adota uma matriz quanti-qualitativa, que cruza os dados sobre o perfil sociodemográfico dos concluintes com a leitura interpretativa desses textos. 

O estudo também dialoga com autores como Silvério (2002); e Gomes, (2017) que reforça a compreensão de que as ações afirmativas não devem ser vistas como concessões ou privilégios, mas como estratégias políticas e pedagógicas que visam à correção de desigualdades históricas e à promoção de justiça social no campo educacional. Ao compreender as ações afirmativas como um conjunto de políticas voltadas a corrigir desigualdades históricas e garantir oportunidades reais a grupos minorizados. A análise ainda se apoia nas reflexões de Saviani (2008) de que a educação é um ato de produção do humano no homem, e se o homem só se produz como humano no interior de relações sociais concretas, a educação não pode ser vista como algo isolado, mas como parte do processo histórico de luta de classes. É nesse sentido que as ações educativas só podem ser entendidas em sua relação com os interesses sociais em disputa. Educar, portanto, é também tomar partido: entre a reprodução da ordem vigente ou a construção de novas possibilidades de emancipação humana.

Os resultados obtidos até o momento mostram que a maioria dos concluintes na UFFS é composta por mulheres, autodeclaradas brancas, egressas de escolas públicas e ingressantes pelo  ENEM. Esse recorte revela tanto a ampliação de oportunidades quanto os desafios que ainda persistem na busca por uma universidade mais diversa. Outra análise que se destaca como essencial é o papel da assistência estudantil: mais da metade dos concluintes, ou seja,  4.555 egressos (58%) receberam algum tipo de auxílio durante a graduação. Esse dado reforça o quanto essas políticas são essenciais para garantir que o ingresso se transforme em permanência, e possibilite o desfecho da conclusão de um curso superior. Ao observar o período de 2010 a 2019, é possível perceber mudanças graduais no perfil dos estudantes e na forma como as políticas institucionais se articulam. A UFFS, ao longo de sua trajetória, vem se afirmando como um espaço de inclusão e transformação social. Por isso, mais do que apresentar números, esta pesquisa busca compreender histórias e trajetórias que revelam o papel da universidade pública na democratização do ensino superior e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

  • Rosiléia Lucia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Serviço Social e Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Assistente Social na UFFS, na área da assistência estudantil. Tutora no Projeto de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral - Região Sul, nas edições 2024 e 2025. Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio). Interesse pelos seguintes temas: Desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; políticas de acesso e permanência no ensino médio e superior e determinantes sociais de saúde. (Texto informado pelo autor)

  • Claudecir dos Santos , Universidade Federal da Fronteira Sul

    É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2014) e integra o Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação (Linha 1 Políticas Educacionais), e o Curso de Graduação em Ciências Sociais (UFFS), campus Chapecó. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2002); Graduação em Sociologia pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2014); Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação - Uniasselvi (2023). Pós-graduação lato sensu em Ética e Filosofia Política pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009); Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS (2013); e Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido junto ao Grupo de Investigación (GIR) de Educación Comparada Y Políticas Educacionais (ECPES) da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2020), sob a orientação do Professor Dr. Leoncio Vega Gil. Atualmente cursa Direito (4 Período) na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó (como parte do curso de Direito, em 2025/2 participa do eMOVIES, cursando a disciplina de Derecho Penal Internacional, na Universidad de Santo Tomás, Colômbia). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Pesquisa Educação, Estado e Cidadania (GPEEC). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação - PPGE/UFFS) de agosto de 2021 a agosto de 2025. Tem interesse em estudos e pesquisas acerca de Políticas Educacionais (de Estado e de governos) voltadas à formação de professores; carreira profissional e atratividade da profissão docente.

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Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Permanência estudantil, diversidade e ações afirmativas: estudantes com deficiência; pais e mães; imigrantes; indígenas; LGBTQIAP+