O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO SETOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - SAE CAMPUS CHAPECÓ NO ANO DE 2024

Autores

  • Larissa Brand Back
  • Amanda Trindade Castro da Silva
  • Ana Victoria Gomes da Silva
  • Mayra Eugenio Rodrigues Alebrante
  • Michele Batista

Resumo

O Setor de Assuntos Estudantis (SAE) tem como propósito contribuir para a ampliação das condições de permanência e sucesso dos estudantes, por meio do atendimento às demandas educacionais e da identificação, encaminhamento e acompanhamento de situações sociais, psicológicas e pedagógicas que impactam o processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa atuação, o presente resumo tem como objetivo descrever, de forma sistematizada, as ações desenvolvidas pela equipe do SAE, campus Chapecó, no ano de 2024. Neste ano, as demandas sociais e financeiras mantiveram-se constantes, por meio da realização das análises socioeconômicas e concessão dos diferentes auxílios financeiros. Além da concessão dos diferentes tipos de auxílios oferecidos pela UFFS, o SAE realizou ações qualitativas, desenvolvendo atendimento psicológico; atendimento e entrevista social; atendimento psicossocial; visita domiciliar; intervenções coletivas como oficinas, rodas de conversa e formações. As demandas relacionadas ao sofrimento psíquico dos estudantes também foram presentes no cotidiano do setor, com diversos estudantes procurando o SAE em busca de acolhimento e apoio diante de situações de ansiedade, depressão e outras dificuldades de ordem acadêmica e pessoal. Em relação às ações de promoção à saúde do estudante, estas foram desenvolvidas especialmente no âmbito do Projeto de Promoção à Saúde do Estudante (PPS). Dentre as ações realizadas destaca-se o Cine Pipoca, + Saúde no campus, exposições virtuais de arte e o Projeto Absorver, que promoveu a distribuição de absorventes aos estudantes. Também, avançaram as discussões sobre a criação e manutenção de espaços de lazer, esporte e descanso para os estudantes do Campus, uma demanda recorrente da comunidade acadêmica. Como resultado, o SAE esteve envolvido na organização e divulgação de espaços como a copa, fraldário, chuveiros, áreas de descanso, entre outros. Desde 2023, observou-se um aumento expressivo no número de estudantes indígenas no campus Chapecó, intensificando a demanda por atendimentos no SAE. No início de 2024, devido ao calendário de pagamentos dos auxílios estudantis, muitos desses estudantes permaneceram em Chapecó durante o período de férias letivas sem acesso ao Restaurante Universitário (RU). Diante dessa situação, o SAE, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e a Direção do Campus, coordenou a aquisição, montagem e distribuição de cestas básicas para 23 estudantes. Além disso, foram realizadas outras ações de apoio, como a concessão de tickets gratuitos do RU, a recarga de cartões de transporte e a organização de mutirões e encontros específicos para orientações aos estudantes indígenas. A demanda por moradia estudantil indígena também ganhou força em 2024. O Campus Chapecó foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e desde então o SAE tem participado ativamente das discussões e contribuído com a comissão constituída para pensar a implementação de mais esta demanda. Frente a esse contexto, dada a importância da assistência estudantil para a permanência dos(as) estudantes e diante do aumento da demanda por atendimentos qualitativos, reforça-se a necessidade de ampliação da equipe do SAE, com a inclusão de, pelo menos, um pedagogo e um psicólogo, conforme previsto na Política de Assistência Estudantil da UFFS. Por fim, considera-se que as intervenções propostas e desenvolvidas ao longo de 2024, diante das condições objetivas que o setor possui, atenderam ao propósito de acompanhar os(as) estudantes e criar condições que favoreçam sua permanência e êxito acadêmico, em consonância com as prerrogativas da Política Nacional de Assistência Estudantil (Lei N. 14.914/2024).

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Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Permanência estudantil, diversidade e ações afirmativas: estudantes com deficiência; pais e mães; imigrantes; indígenas; LGBTQIAP+