INDÍGENAS NO CAMPUS CHAPECÓ
AÇÕES E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Resumo
Desde a sua criação, a UFFS se constitui como uma universidade pública, popular e de qualidade. Desta forma, sua comunidade acadêmica foi sendo formada por estudantes de diferentes localidades e etnias, que se dividiram entre os seis campi da instituição. Neste contexto, cabe ressaltar o aumento significativo no número de estudantes indígenas, representando diversas etnias e regiões do Brasil, que escolheram a UFFS como sua instituição de ensino, especialmente o campus Chapecó, e que além de sua cultura, trazem consigo suas individualidades e especificidades. Diante desse contexto, as iniciativas implementadas pelo SAE no ano de 2023 foram direcionadas para apoiar a permanência estudantil desse público. Contudo, é importante reconhecer que o setor enfrenta desafios, como a limitação de recursos humanos, o que impacta sua capacidade de atuação. Considera-se urgente qualificar a permanência estudantil dos estudantes indígenas. Observa-se que desde a criação da universidade, no campus Chapecó ingressaram até 2023/1, 425 estudantes indígenas, dos quais apenas 05 estudantes concluíram seu curso, sendo 03 formados em Enfermagem; 01 em Medicina e 01 em Agronomia. Atualmente, o Campus Chapecó conta com 192 estudantes indígenas com matrícula ativa, ou seja, a maioria deles desistiu de dar continuidade aos estudos. Os dados evidenciam que as ações são insuficientes dadas as particularidades e especificidades deste público que compõem a universidade e emprega nela a conotação de popular. Destaca-se que estes estudantes carecem de muitas ações e respostas institucionais. Diante disso, realizamos algumas sugestões de atendimento para este público:
● Criação e gerenciamento de Moradia estudantil indígena;
● Institucionalização de Domínio Comum Indígena (disciplinas específicas);
● Acompanhamento pedagógico sistemático (realização de matrícula orientada, acompanhamento de notas e frequência);
● Acompanhamento psicossocial sistemático;
● Criação de tutoria docente por curso.