AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR
UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES DA UFFS – CAMPUS CHAPECÓ
Resumo
O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta como características dificuldades na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de interesses, comportamentos e atividades. Desde 2012, no Brasil, o autismo é caracterizado legalmente como deficiência (Brasil, 2012) e com a lei de cotas em 2016 (Brasil, 2016), passaram a ingressar no ensino superior também por meio de cotas para Pessoas com Deficiência. Entretanto, apesar das políticas para acesso, a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior ainda é desafiadora. Esta pesquisa objetiva mapear o perfil dos estudantes autistas graduados, evadidos e com matrícula ativa nos cursos de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. A pesquisa se apoia nos Estudos sobre Deficiência (Disability Studies), mais especificamente nos Estudos sobre Deficiência na Educação (ESDE) e na segunda geração do Modelo Social da Deficiência. A pesquisa, de análise documental, realizou buscas de dados do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), Sistema Integrado Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFFS e dados fornecidos pelo Setor de Acessibilidade da UFFS, Campus Chapecó, entre os anos de 2010 a 2023. A pesquisa apontou que o público analisado é composto majoritariamente por estudantes do sexo masculino, autodeclarado de raça branca. Durante todo período analisado, apenas três estudantes autistas concluíram seus cursos, oito evadiram e sete constam com matrícula ativa, no semestre 2023/2. O alto número de estudantes evadidos aponta a necessidade de novas pesquisas sobre o público que possibilitem análise das barreiras presentes no ambiente universitário que impactem na permanência e aprendizagem do público na universidade.