PRÁTICAS EDUCATIVAS E AFROCENTRICIDADE

  • Andressa Farias Barrios UFPEL
  • Diônvera Coelho da Silva
  • Aline Accorssi

Resumo

Investigar práticas educativas de mulheres negras no ensino superior é reconhecer sua posição de intelectual em um espaço privilegiado de produção do conhecimento. O objetivo deste texto é através de relatos de reflexões de cunho ensaística que parte da experiência vivida por duas estudantes negras da UFPEL, discutir os processos de desenvolvimento de pedagogias afrocentradas, a partir da elaboração do conceito de afrocentricidade, proposto, principalmente, pelo educador afroamericano Molefi Asante. Discute-se, nesse sentido, a promoção de práticas de interação dos diversos contextos sociais nos quais os alunos/as estão inseridos/as, dentro da dinâmica histórica e cultural própria do continente africano. Essas reflexões contribuíram na produção de narrativas que priorizam mulheres negras como agentes: na história, nas suas experiências de vida e de mundo e na produção de espaços de fala que potencializam modos de superação de muitos estigmas opressores.

Publicado
07-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação