PANDEMIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO

UM OLHAR SOBRE OS CORPOS QUEER

  • Mitz Helena de Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Diogo Pedro da Silva Fernandes Universidade Federal de Pernambuco
  • Robson Guedes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago dos Santos Antunes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esse texto aborda as políticas públicas - em particular a educacional - como mecanismos/dispositivos de governamentalidade, os quais são parte da biopolítica. À luz do pensamento de Foucault, o Estado é entendido como efeito de uma racionalidade, sendo a racionalidade uma técnica de governar a vida. Assim, a biopolítica é a própria razão de governo. As práticas de governo é que produzem o próprio Estado. Particularmente pretendemos situar - a partir da compreensão do neoliberalismo - como o governo opera através das políticas públicas, configurando o estado mínimo, a cidadania, a democracia e a participação da população a qual governa. Isso num contexto de pandemia, no qual questões de gênero, sexualidade, étnico-raciais e de classes colocam os sujeitos em posição de desigualdade e de exclusão.

Publicado
09-12-2020
Seção
Fundamentos da Educação